Algumas tendências se desenham na indústria automobilística para o próximo período, fazendo com que o mundo do automóvel ganhe novos formatos a partir da próxima década.

 

Além da busca pela redução drástica de emissões de poluentes, com a construção de carros de emissão zero, mais duas vertentes se solidificam como imperiosas nos próximos anos: o carro autônomo e o carro conectado.

 

A célula de combustível usa vários combustíveis para a produção de hidrogênio; o sistema está em fase final de testes e é uma das soluções para o fim das emissões. Já o carro elétrico é uma realidade, roda em todo o mundo, inclusive no Brasil, e é produzido em escala comercial. O que falta é um volume de produção que permita oferecê-lo a um preço compatível com o poder aquisitivo do consumidor, isto é: semelhante ao do carro com motor a combustão.

 

Para atingir a massificação, o carro elétrico precisa da ajuda dos governos, que precisam reduzir (preferencialmente eliminar) os impostos, quando não dar incentivos para incrementar o setor.

 

Outra tendência é o carro autônomo, que anda sem a intervenção do motorista. Não é exatamente um carro sem motorista, mas um carro que anda sozinho e, se você quiser, pode ter o controle sobre ele.

 

Essa tecnologia tem por objetivo a segurança do usuário, já que a maior causa de acidentes no trânsito é a inabilidade ou a distração do motorista. Os recursos tecnológicos são mais confiáveis do que o condutor.

 

É curioso o caso que aconteceu com o carro autônomo do Google na Califórnia: ao parar num cruzamento diante do farol verde, o carro do Google levou uma batida na traseira. O motorista que bateu não pode reclamar, pois o carro autônomo parou para não fechar a passagem no cruzamento, pois o trânsito estava parado à frente.

 

O carro autônomo tem outros atributos: ele vai permitir que pessoas com mobilidade limitada ou com dificuldade de dirigir possam aumentar a sua mobilidade e dirigir por mais tempo.

 

A terceira tendência desta década é a conectividade: o carro conectado com o mundo pela internet. Isso significa que você pode fazer do carro o seu ambiente de trabalho ou de lazer. Ele pode ser o seu escritório durante as viagens e assim atrair os jovens que, em alguns países, estão menos interessados em automóveis e mais na conectividade a bordo.

 

Estas são as principais tendências da tecnologia sobre rodas que vão transformar a relação que temos hoje com o automóvel.


Fonte: UOL

Patrocinador

AVitrine

 

AVitrine

Pesquisar

VENDO ESTE SITE POR R$ 5,000,00 COM 1 ANO DE HOSPEDAGEM GRATUITA

Interessados falar com  Carlos (17) 3521 2829 ou 981 069 762 (tim)

Dicas de Manutenção

Extintor de incêndio

É um equipamento obrigatório que pode render uma multa se estiver ausente ou sem condições de uso. Portanto, verifique a validade e, se for o caso, faça a recarga.